Pessoal, a Oktoberfest de Blumenau é a festa com maior ação ambiental em eventos de Santa Catarina. A 37ª edição da festa terá ações pensadas na preservação do ecossistema.
O Plano de Sustentabilidade da Oktoberfest Blumenau é realidade! A primeira etapa foi de diagnóstico e treinamentos. A partir de agora iniciaremos a compensação das emissões de 2019.
Nosso Plano de Sustentabilidade plantará 4 mil árvores (representando 30% do carbono gerado na festa) na área urbana da cidade.
Prevê também plano de manejo de resíduos, com reciclagem de 100% dos 2 milhões de copos de plástico, entre outras ações com foco na entrega de balanço socioambiental da festa pela 1ª vez.
A meta é transformar a Oktoberfest Blumenau em evento “carbono zero” em 5 anos.
A festa mais alemã das américas agora quer deixar um legado para as gerações futuras, pensando em movimentos que agreguem valor para as próximas gerações.
“Implantar um plano de sustentabilidade reforça nosso compromisso com o bem-estar durante a festa, pensando nas futuras gerações e em como a cada ano a festa pode ser um exemplo”, explica o prefeito Mário Hildebrandt, sobre a importância da implantação do plano de sustentabilidade.
Redução de impacto
Por meio da compensação de carbono, que acontecerá com o plantio de mais de 4 mil mudas de árvores nativas, a Oktoberfest irá agir na redução dos impactos dos gases de efeito estufa até 2026, em um ciclo de cinco anos, até que o evento torne-se, por meio de diferentes ações um evento carbono zero.
Além desta ação, a festa ainda prevê que todas as embalagens de itens de alimentação, além dos mais de 2 milhões de copos plásticos utilizados na festa sejam 100% recicláveis. Evitando que todo material descartável seja colocado para decomposição de forma indevida.
“Nós pensamos em vários fatores que possam reduzir os impactos ambientais causados pela festa, entre eles o descarte de óleo de cozinha, que serão recolhidos e terão um encaminhamento correto”, comenta o secretário de Turismo e presidente do Parque Vila Germânica, Marcelo Greuel.
Tecnologia e sustentabilidade
Alinhando tecnologia e sustentabilidade, esta edição da festa está promovendo a adoção de novas formas de mobilidade, visando reduzir tempo, transtornos no trânsito e impactos ambientais. Entre estas formas estão os patinetes elétricos compartilhados por aplicativo durante a festa.
No total serão 10 pontos para locação e retirada dos equipamentos, que ficarão na região central da cidade, estrategicamente em locais com maior movimentação. Hotéis, praças, Prefeitura de Blumenau e o entorno do Parque Vila Germânica são alguns dos locais definidos em edital.
“Queremos que esta edição da festa seja histórica, não somente em público, mas também em bom exemplo para as futuras gerações”, finaliza Hildebrandt.