A Oktoberfest de Blumenau está chegando você já tem o seu traje típico alemão?

Hoje, eu trago dicas de como montar corretamente o seu traje típico alemão para a 38a Oktoberfest de Blumenau que acontece de 04 a 22 de Outubro na Villa Germânica. É uma linda festa para a família! 👏👏❤️

Teremos 19 dias de festa com muita música, dança, gastronômica, alegria, diversão e muito chopp gelado.

O traje típico alemão é muito importante e o meu já está prontinho! No ano passado esse foi o nosso traje típico alemão. Nós compramos na Rosen Trajes Típicos. Uma excelente loja aqui em Blumenau.

Conheça mais detalhes sobre o que se conhece por “roupa típica da Alemanha” (o Dirndl e a Lederhose) e seus acessórios!

De forma geral, a roupa típica da Alemanha, são os trajes típicos da Baviera, estado alemão cuja capital é Munique, que, por sua vez, é onde nasceu e acontece anualmente a Oktoberfet de Munique.

Roupa típica da Alemanha: como é o traje feminino

O traje feminino se chama Dirndl. Ele consiste basicamente em uma blusinha branca, um vestido estilo camponesa com um corpete bem acinturado e um avental. Nos períodos mais frios, o Dirndl pode também ser vestido com um casaco.

Os acessórios que complementam o traje feminino da roupa típica da Alemanha normalmente consistem em um colar, pulseira e, na cabeça, uma tiara de flores ou chapéu. Uma opção é também caprichar no penteado, fazendo uma trança.

Nos pés, pode-se usar um sapato scarpin, sapatilha e botina. lembrando que não pode deixar os dedos a mostra e que o importante é se sentir confortável!

Dica: Você sabia que a posição do laço do avental do Dirndl revela o estado civil da mulher? Se o laço estiver do lado direito, isso significa que a mulher é casada ou comprometida; do lado esquerdo indica que está solteira ou aberta a um relacionamento; atrás mostra que a mulher é viúva ou garçonete.

Acessórios

Tiara ou guirlanda florida, chapéu e lenço são de uso opcional, mas, quando utilizados, devem ser em modelos típicos germânicos.

Bolsa

Opcional. Deve ser de pequeno porte e preferencialmente em modelo típico germânico.

A composição deve combinar com o traje.

Avental

0pcional. Quando utilizados devem acompanhar a altura do vestido ou até quatro dedos acima do comprimento do mesmo.

Blusa

Mangas longas ou curtas, sem deixar o ventre à mostra. As cores são opcionais. Quando acompanhadas do colete, este deve ser típico germânico e combinar com os tecidos/cores do vestido.

Vestido

Os vestidos ou saias típicas são aceitos com detalhes em renda ou bordado, originalmente longos ou até a altura do joelho, com tolerância de quatro dedos acima dele. A bermuda estilo “Lederhose”, originalmente masculina, pode ser usada por mulheres, com comprimento mínimo até a metade da coxa.

Sapatos

Somente será permitido o uso de sapato, sapatilha e botina fechados, sem deixar dedos e calcanhar à mostra. Devem ser nas cores que combinem com o traje podendo ser em tom degradê. Tamanco de madeira, típico germânico, também é aceito.

Meias

Opcionais. Devem estar preferencialmente na altura do joelho ou um palmo abaixo. Podem ser substituídas por polainas alemãs.

Roupa típica da Alemanha: como é o traje masculino

O traje masculino da roupa típica alemã é a Lederhose, uma calça de couro (de porco, boi, cabra ou cordeiro), normalmente preta ou marrom, com suspensórios ou sem e uma camisa de botões, que pode ser branca, xadrez ou estampas que remetem a tradição germânica. 

Adicionalmente, o homem também pode usar o Charivari (uma corrente na região da cintura com medalhas, dentes de animais ou talismãs), além de uma proteção na batatas da perna, que se chama Lofer. O sapato pode ser mais ou menos formal, dependendo do tipo de evento. Junto com ele, usa-se uma meia mais comprida. No entanto, ao usar o Lofer, não se deve vestir meias!

Colete

Opcional. Sempre em cores e detalhes típicos germânicos que harmonizem com o traje.

Suspensório

Opcional. Quando utilizado, deve ser costurado ou preso por botões (nunca preso com prendedores), transpassado nas costas, de couro ou tecidos que combinem com todo o traje.

Sapatos

É permitido sapato social, botina/bota e sapatênis fechados e em cores caramelo, marrom, preto ou cinza, podendo ser em tom degradê. Cadarços devem ter o mesmo tom do calçado. Tamanco de madeira, típico germânico, também é aceito.

Meias

São obrigatórias, preferencialmente até a altura do joelho ou um palmo abaixo. Podem ser substituídos por polainas alemãs que são chamadas de ( Lofer) 

O Meião de futebol descaracteriza o traje.

Chapéu ou lenço

Opcional, mas se usado deve ser típico germânico. Bonés e boinas descaracterizam o traje.

As crianças usam os mesmos trajes que os homens e mulheres – e é lindo vê-las vestindo a roupa típica da Alemanha em miniatura!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*