Vovô e Vovó Chopão fazem parte da história e tradição da cidade e da Oktoberfest de Blumenau 

O Vovô Chopão apartir de 1984, passou a ilustrar os cartazes do evento e no ano seguinte apareceu ao vivo pela primeira vez em um desfile na Rua XV de Novembro.

Luiz Ce criador do Vovô Chopão conta que a ideia era que houvesse um personagem para interagir com os participantes da festa, recepcionar sobretudo os visitantes de outras cidades e até outros países que frequentavam o evento.

Uma História de Sucesso

Em 1979 surgiram os primeiros traços do personagem Vovô Chopão, que logo em seguida estaria rodeado por uma simpática família: a Vovó, seus netinhos: Chopinho, Sapeca e Crespinha; o cachorro Ressaca, o papagaio Célio e outros. Criado para representar o que há de mais puro, Vovô Chopão muito rapidamente passou a fazer parte da vida de crianças e adultos, seja na forma de licenciamentos, jornais, revistas ou ao vivo brincando e divertindo as pessoas. Já em 1980, ilustrava folhetos turísticos divulgando Blumenau. De outubro de 1983 a dezembro de 1996 o Vovô Chopão marcou presença nos lares de Santa Catarina, aos domingos, ilustrando o suplemento infantil “Jornal da Criança”, e era comercializado em todo o país, estampado em camisetas. 
Adotado como símbolo da Oktoberfest desde a sua primeira edição, em 1984, o Vovô Chopão ilustrou os cartazes e folhetos em 11 edições da festa. Hoje, ao vivo ou no papel, o Vovô Chopão e a Vovó, sua eterna companheira, divulgam a Oktoberfest em todo o território nacional.

O Eterno Símbolo da Oktoberfest

Em 1984 o já conhecido personagem Vovô Chopão foi oficialmente convidado para divulgar a Oktoberfest de Blumenau.

A partir desse momento começou um período de muito trabalho e dedicação.
Lá estava o personagem nos cartazes, folhetos, programas, selos, decoração, jornais, revistas, VTs, placas indicativas e ao vivo nos desfiles, pelo Brasil e países da América Latina, numa incansável dedicação, levando a todos a mensagem de alegria que só ele poderia transmitir com tanta propriedade. A valorização e o respeito profissional atingiram um grau tão elevado que a importância do Vovô Chopão, como símbolo da festa e até da cidade, tem despertado a admiração da imprensa nacional e o interesse de grandes empresas de todo o país em contratá-lo para participar de seus eventos empresariais.

Ídolo da Criançada

O Vovô Chopão é mais que um símbolo. Já divertiu, brincou, arrancou sorrisos e aplausos de milhares de pessoas pelo Brasil afora.

Mas é com as crianças que ele mais se identifica. Dotadas de sensibilidade especial, as crianças conseguem captar a importância do velhinho num reconhecimento merecido ao trabalho desenvolvido por um personagem que saiu do papel para se tornar vivo nos corações de milhares de pessoas. E é em forma de revistinhas, jornais e cartilhas educacionais que o Vovô Chopão retribui todo o carinho dos pequeninos.

Vovô Chopão também é lazer e cultura

Além de grande divulgador do turismo regional, o Vovô Chopão também participa tem participa de várias ações culturais e artísticas, emprestando a sua imagem para o desenvolvimento de material educativo. Entre eles o jogo “Memória Cultural” e os livretos “Museu da Família Colonial” e “Biblioteca Municipal”, elaborados com apoio da Fundação Cultural de Blumenau. Outros projetos também levam a marca Vovô Chopão: cartilha “Plano Diretor de Blumenau” e “Você Conhece a Água que Bebe?”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*