Projeto da construtora catarinense oferece acessos diferenciados a surfistas e pescadores, sem abrir mão da harmonização estética e utilitária do projeto
Créditos: Takeda Design
Realização de um legado que vem sendo construído ao longo de seus anos de mercado, o projeto do Molhe Central de Itapema é uma celebração da conexão existente entre a ZAH Empreendimentos com a cidade e as pessoas. A construtora se inscreveu no edital com uma arquitetura que promove o desenvolvimento social e econômico, fortalecimento da identidade local e integração harmônica com o entorno.
A iluminação da infraestrutura foi projetada para oferecer, além de segurança no acesso ao Molhe, a prática esportiva no local mesmo durante as noites sem lua e prazer estético em equilíbrio com bem-estar, arte e sustentabilidade – pilares da ZAH – juntamente com a natureza e o surf. A ideia é facilitar, incentivar e ampliar a circulação de pessoas, sejam moradores, turistas, ao local de forma adequada a diferentes necessidades. A proposta visou o fortalecimento da identidade da região, promovendo esses pilares como base para o desenvolvimento social e econômico.
“Itapema é a nossa casa, onde a ZAH surgiu e queremos ver a cidade cada vez melhor e mais bonita”, comenta Ricardo Zanella, Diretor de Conceito e sócio-fundador da ZAH. “Nossos empreendimentos não são apenas construções, são espaços que deixam uma marca positiva na vida das pessoas e das comunidades. Temos uma preocupação com o impacto que geramos nos espaços onde construímos, e é um orgulho poder trazer o nosso DNA em um local tão importante para nosso município”, completa.
O projeto conta com uma estrutura diversa para cada um dos molhes. O primeiro deles terá o mobiliário direcionado para o surf, nesta categoria entram surfistas, que têm acesso direto às ondas partindo do local, observadores e amantes do esporte. O segundo molhe oferece estrutura para pesca, prática econômica e também cultural para muitas famílias. Em ambos os molhes serão dispostos locais de contemplação para a natureza, além de garantir a acessibilidade a todos e todas.
O paisagismo do Molhe da praia central de Itapema tem assinatura de um dos arquitetos e paisagistas mais renomados do Brasil, Guilherme Takeda, diretor da Takeda Design, especializada em projetos biofílicos com criatividade e agilidade a serviço do bem-estar, escritório em sintonia com a missão de revitalização, juntando arquitetura e natureza.
Sobre a ZAH
A ZAH Empreendimentos existe para quebrar paradigmas e criar espaços que impactam a vida positivamente em todas as formas. Para a ZAH, o luxo não está no valor, está nos valores. Por isso, três pilares sustentam todas as suas construções, desde a criação do conceito e concepção do projeto à entrega das chaves aos proprietários e investidores: arte, sustentabilidade e bem-estar.
Inspirada por todas as formas de arte, a empresa busca um olhar mais sensível sobre a vida, que é traduzido de forma única em cada um de seus empreendimentos. O propósito da ZAH é encontrar o equilíbrio entre a vida urbana contemporânea e a reintegração das pessoas com a natureza, tendo o bem-estar no centro de tudo. A natureza é uma obra de arte por si só. O papel da ZAH é construir com responsabilidade, harmonizando as demandas do mundo atual.
Por meio da construção de empreendimentos de alto valor e além do padrão, com arquitetura biofílica de alta tecnologia, a empresa prioriza o desenvolvimento sustentável e aplica essa filosofia em todos os projetos, pensando não apenas no futuro imediato, mas acima de tudo, em deixar um legado para as próximas gerações, transformando espaços de vida em obras de arte.