Vou falar um pouco de uma bebida deliciosa que eu experimentei e adorei. Super refrescante e deliciosa.
Clericot é a deliciosa bebida a base de vinho tinto, branco ou rosé e pedaços de fruta….além de ser uma delicia e refrescante é uma bebida bonita, que chama atenção em sua jarra! Já faz fama em vários restaurantes.
Essas bebidas pertencem a família dos ponches que é a denominação para misturas de bebidas alcoólicas com não alcoólicas e que em algumas versões incluem frutas!
O Clericot originou-se na França, no séc XIX e era composto de suco de limão, xerez, brandy e soda. Da França foi para a Argentina e Uruguai onde a bebida se consagrou. Nesses países a receita foi modificada ao invés do vinho tinto é preparada com vinho branco ou espumante, cubos de fruta e açúcar. Pêssego, pêra, morango e maçã são as mais utilizadas.
A Sangria teve sua origem em Portugal, mas o sucesso mesmo é na Espanha…em Barcelona no verão, em todas as mesas há uma jarra de sangria. A grande diferença da Sangria para o clericot é que nessa o vinho tinto é obrigatório além de suco de laranja, laranjas em cubos ou em rodelas.
O vinho dessas bebidas deve ser seco já que as frutas já tem o açúcar necessário para deixar a bebida doce. As jarras dessas bebidas são bojudas e com bico dobrado, pois ele tem a função de reter os componentes sólidos enquanto a bebida é servida.
- 1 garrafa de vinho branco gelado Sauvignon Blanc
- 2 xícaras de frutas picadas – morango, kiwi, pêra, maçã, tangerina, pêssego, manga, uva, cereja, etc
- 2 cálices de licor de laranja (Grand Marnier, Cointreau, etc)
- Gelo picado
- Açúcar a gosto (alguns colocavam e outros não, se quiser que fique mais como suco, adicione)
Huuummmm adorei a receita!!! Vou experimentar!!!