Pessoal, as listas são estampas que sempre estiveram presentes, seja qual for a época.
Na Idade Média, eram vestidos de estampa listrada aqueles que perturbavam a ordem, como os traidores, usurpadores, rebeldes, leprosos e prostitutas. Já na Segunda Guerra Mundial, elas eram o uniforme de deportados nos campos de concentração. Durante muito tempo as listras também foram referência ao uniforme de marinheiros.
Hoje, essa estampa está muito presente em bandeiras de países e em uniformes de esportistas e é muito apreciada por artistas como estilistas, cineastas, decoradores, pintores e fotógrafos.
Diversos estudos já foram feitos a respeito de mitos que dizem que as horizontais engordam, enquanto as verticais alongam. A verdade é que esses estudos vivem se desmentindo e não podemos esquecer que existem vários tipos de modelagens de roupas e vários tipos de tecidos. O que favorece ou desfavorece é o conjunto em si e se levarmos em conta o bom-senso, não há regra que impeça a nossa vontade de usar.
Listras podem deixar um look elegante ou descontraído. Elas vão muito bem com qualquer acessório e se adaptam a qualquer estilo. Ou seja, são universais.
Sempre precisamos ter um olhar crítico na hora de escolher modelagens e tecidos!
Confiram algumas inspirações: