Tire os sapatos ao entrar em casa

Em época de coronavírus a atenção deve ser redobrada com a saúde e higiene. Esse hábito de deixar os sapatos para fora de casa, nos já praticamos a muitos anos. Desde que moramos em Estocolmo na Suécia. Lá nós aprendemos a não entrar de sapatos em casa. Isso é um habito da cultura sueca por questões de higiene e limpeza.

Você já parou para pensar em quantos lugares os seus sapatos pisam? De banheiros públicos a calçadas e ruas muito movimentadas, os sapatos podem  carregar inúmeras bactérias e resíduos tóxicos. Disso tudo só há uma certeza: o chão nunca está completamente limpo, em especial nas cidades mais populosas, onde milhares de pessoas circulam a cada dia. Com esses mesmos sapatos que perambulam por aí, você entra em sua casa normalmente? Ou é daquelas pessoas que têm pavor de pisar no lar com calçados?

Vocês sabiam que:

Oriente e ocidente
Se no mundo ocidental o fato de entrar em casa com sapatos não desperta grandes reflexões – a maioria das pessoas entra e ponto final –, no oriente essa história é bem diferente. Não à toa, o Japão costuma ser um dos primeiros países que surgem à mente quando se fala sobre isso. Lá, o hábito de adentrar os lares com pés no chão é tão enraizado na cultura que até mesmo os hotéis costumam pedir que os hóspedes usem chinelos próprios para ambientes internos.

Segundo afirma a professora Leiko Matsubara Morales, do Curso de Língua e Literatura Japonesa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, pesquisas indicam que esse costume deve existir desde o período Yayoi da era japonesa – cerca de 300 a.C. a 250 d.C.

Ela cita ainda o conceito secular de “kekkai”, que significa o ponto de divisão entre o mundo de pureza e da mácula: “É a linha de divisão entre esses dois mundos. Muitas ideias surgem disso, como dentro de casa sendo um espaço limpo e puro, enquanto fora de casa é visto como um espaço sujo”, diz a professora. No budismo e no xintoísmo, muito praticados pelos nipônicos, o costume de tirar os sapatos também é levado aos templos, onde só se entra descalço.

Sapatos sujam mais a casa
Para além das questões filosóficas ou religiosas, a professora Leiko lembra um motivo muito prático e bastante lógico que pode ter contribuído para a perpetuação do hábito no Japão: o país, por ser uma ilha, é úmido – o que torna pouco apropriado pisar em ambientes internos com os mesmos sapatos da rua.

Neste projeto de Marina Linhares,o recado é claro: troque os sapatos por pantufas!

“Na vida atual, ainda pode-se dizer que, além de saudável, tirar os sapatos é um hábito prático e conveniente. No Japão, que é uma sociedade igualitária, o serviço de limpeza é oneroso. Isso faz com que as pessoas tenham de fazer suas próprias faxinas”, diz Leiko. E não há dúvidas de que evitar o uso de sapatos diminui consideravelmente o esforço na hora da limpeza, certo? Então, sapatos não entram!

No mundo árabe
Embora muitos não saibam, o hábito também é forte na cultura árabe. A professora Mona Mohamad Hawi, da área de língua árabe da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, explica: “Atualmente algumas casas em aldeias árabes ainda fazem bastante isso: você chega e deixa o sapato na porta, principalmente se tem tapete lá dentro”. O motivo? “A casa é um lugar sagrado. É um local de união familiar, onde não se deve trazer sujeira de fora. É uma grande metáfora. No ambiente de oração da mesquita também não pode entrar calçado, porque é um recinto puro”, explica ela.

Palavra dos médicos
E quando se pensa em higiene e saúde, surge a pergunta: faz diferença deixar os sapatos na porta de casa? “Sim”, afirma Plínio Trabasso, professor e chefe da disciplina de infectologia da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. “O hábito de entrar em casa sem sapatos é uma excelente prática em termos de higiene. Isso evita que poeira (alérgenos) e microrganismos sejam trazidos para o interior das casas, e isso é importante para manter o ambiente limpo, principalmente para quem tem crianças”, explica. Para o infectologista, o hábito deveria ser amplamente adotado, por todas as pessoas. “Todos nós andamos de ônibus, trem, metrô ou outra condução. Caminhamos nos nossos trajetos diários de casa para o trabalho, na hora do almoço e de volta para casa, por exemplo”.

O biomédico Roberto Figueiredo, conhecido como Dr. Bactéria, concorda que a prática é saudável e higiênica. “O chão é contaminado fora de casa, sem dúvidas: há baratas e outros insetos, poeira, pólen, poças d’água, esgoto a céu aberto… A sola pisa em tudo isso”.

Segundo o Dr. Bactéria recomendar também o uso de um bom capacho à porta. “O capacho segura 80% dos germes trazidos da rua. Já é uma grande coisa.

O modelo de vinil é o que ele sugere, por se tratar de um material fácil de lavar e limpar. “O capacho pode ser borrifado com vinagre branco semanalmente ou lavado a cada quinze dias, por exemplo”, recomenda. Mas o biomédico é enfático sobre a necessidade de tirar os sapatos antes de entrar em casa após certas situações, como tempos de pandemias como agora, nas idas a hospitais ou enterros. “Nestes casos, recomendo retirar os calçados e higienizá-los com agua sanitária. 

Favor tirar os sapatos
Quem já retira regularmente os calçados ao chegar em casa pode ter a dúvida: como pedir que as visitas façam o mesmo? É deselegante? Para a consultora de etiqueta e coach de comportamento Angela Pimentel, não há nada de errado em solicitar que amigos e familiares deixem os sapatos ao entrar na residência. “Eu sugiro que a pessoa tenha um tapetinho com dizeres como ‘por favor, tire os sapatos’, ou alguma coisa do tipo. Também vale disponibilizar pantufas ou chinelinhos para quem não quiser ficar com os pés no chão. Isso é elegante”, comenta ela. Para abordar a pessoa, basta um “me desculpe, você se importaria em tirar os sapatos?”. Um cesto com chinelos ou meias posicionado ao lado da porta, por exemplo, costuma deixar claro o recado. Outra boa saída, segundo Angela, é comentar com antecedência que você tem este hábito – isso quebra o gelo e evita surpresas quando a visita chega.

É legal ter essa cultura. Cada vez mais tenho notado as pessoas se preocupando com isso”, afirma Karen.

E você, já tirou seus sapatos ao entrar em casa hoje?

Matéria da Casa Vogue

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*