Filme Estrela Guia – Um curta documental dos 50 anos de Histórias de uma das mais tradicionais companhias de Folia de Reis da Mantiqueira

Pessoal, foi lançado essa semana no instagram o curta documental que conta a historia dos 50 anos da tradicional Folia de Reis Estrela Guia do Bairro Caxambu velho em Caxambu/MG.

O filme foi lançado dia 14/12/2020 no Instagram. No filme  pessoas que valorizam essa tradição e ajudam a manter vivo esses 50 anos de história contam um pouco da folia de Reis e como surgiu.

Na minha infância, eu presenciei muito os meus avós, Leonídia e Argentino, receberem em casa a Folia de Reis do Sr Anezio. Já era tradição eles receberem a bandeira e preparar um almoço para a Folia de Reis. Eu adorava! Inclusive, eu tenho um tio que já faleceu, Tio Mané, que fez parte da Folia de Reis Estrela Guia, como um dos Bastiões (palhaços) por muitos anos.

Ao assistir esse curta documental do Ricardo Melo, eu fiquei emocionada, pois muitas lembranças vieram na minha mente. Resolvi divulgar para vocês conhecerem um pouco mais dessa linda Folia de Reis, que é tradicional em nossa cidade.

O curta documental foi realizado em apenas 5 dias, com muita chuva e no meio da pandemia, conforme relatou Ricardo em seu Instagram.

Parabéns ao Ricardo Melo e a todos os participantes e organizadores da Folia de Réis Estrela Guia do Bairro Caxambu Velho.

Apresentado por: Lei Aldir Blanc de fomento emergencial à Cultura Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Caxambu, MG – Prefeitura Municipal de Caxambu, MG

Direção, Edição, Imagens e Argumento de Ricardo Melo

O Curta Documental 

Fotos: Instragran de Ricardo Melo e o Filme do Facebook da Secretaria de Turismo de Caxambu

Como surgiu a folia de Reis no Brasil:

A Folia de Reis é uma festa religiosa de origem portuguesa, que chegou ao Brasil no século XVIII. Em Portugal, em meados do século XVII, tinha a principal finalidade de divertir o povo, enquanto aqui no Brasil, passou a ter um caráter mais religioso do que de diversão.  A Folia de Reis, herdada dos colonizadores portugueses e desenvolvida aqui com características próprias, é manifestação de rara beleza. Os receosos versos são preservados de geração em geração por tradição oral.
Os instrumentos utilizados são: viola, violão, sanfona, reco-reco, chocalho, cavaquinho, triângulo, pandeiro e outros instrumentos.
Os personagens somam doze pessoas e todos os integrantes do grupo trajam roupas bastante coloridas, sendo eles: Mestre, Contra-Mestre, os Três Reis Magos, Palhaço e Foliões.

1.O Mestre e Contra-mestre: donos de conhecimentos sobre a manifestação, são aqueles que comandam os foliões.

2.O Palhaço: com seu jeito alegre e divertido, deve proteger o Menino Jesus, confundindo os soldados de Herodes. O seu jeito alegre e suas vestimentas coloridas são responsáveis pela distração e divertimento de quem assiste à apresentação.

3. Os Foliões: grupo composto de homens que são os participantes da festa e dão exemplo grandioso através de sua cantoria de fé.

4.Reis Magos: os Três Reis Magos fazem a viagem da Esperança, certos de encontrarem sua estrela.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*